Como Funciona o Marketing de Experiência?

Como Funciona o Marketing de Experiência?

Não é preciso frequentar cursos de marketing para perceber como algumas marcas nos impactam bem mais do que outras.

Existem marcas que são simplesmente sinônimos de algumas experiências; pois realmente sabem como vender os seus produtos ou serviços, ou melhor, sabem como vender as suas experiências. E fazem isso justamente através do Marketing de Experiência, que vamos conferir em mais detalhes nesta publicação. Vale a pena entender sobre esta prática, especialmente se quer desenvolver algo que encante os seus clientes.

O Que é Marketing de Experiência?

De maneira simples, podemos dizer que marketing de experiência é utilizar das emoções de uma audiência, com a intenção de atrair, conquistar e até mesmo fidelizar clientes.

O objetivo do marketing de experiência é despertar estímulos que resultem numa interação entre a marca e o consumidor, de modo que possa se transformar num relacionamento.

Por exemplo, depois de ouvir sugestões de seus clientes, uma marca pode mudar sua linha de produtos chegando ao ponto de oferecer novas experiências para o seu público, impactando positivamente e construindo uma autoridade; podendo inclusive se posicionar como referência.

Como Funciona o Marketing de Experiência?

Como Aplicar o Marketing de Experiência

O objetivo do marketing de experiência é entender as personas de seu negócio e quais são as suas principais necessidades. Uma vez que entende isso, compreende como tomam decisões e principalmente o que fazer para que tenham as melhores experiências.

E para chegar à experiência ideal é preciso trabalhar alguns aspectos, que serão listados a seguir.

Sentidos

Através dos sentidos mais básicos consegue desenvolver uma experiência completa. É o caso daquelas lojas que conhecemos simplesmente pelo cheiro. Tipo, somente de passar na porta você já aciona e estimula diversos sentidos positivos seus.

Sentimentos

Sabe aquela coisa de que a primeira impressão é a que fica? Nada mais é do que um sentimento que você tem, seja positivo ou negativo, num primeiro contato.

É essencial que o seu empreendimento trabalhe pensando nos sentimentos de seus clientes, fazendo com que os mesmos cheguem ao ponto de defender a sua marca.

Identificação

Esse é tipo de experiência que vem junto com os seus produtos ou serviços. Acontece, mesmo que sem intenção, de algumas marcas criarem experiências simplesmente por oferecer algo que determinado grupo se identifica.

Verdade

Como existem tantas pessoas que já se sentiram lesadas ou enganadas, algumas marcas se destacam por simplesmente oferecer uma experiência que é verdadeira. Pode parecer básico, mas alguns nichos são repletos de promessas não cumpridas, o que faz com que o público procure essas marcas chamadas de verdadeiras.

Valores

Oferecer algo de valor agregado também pode parecer um pensamento básico, mas existem questões que são extremamente valorizadas por algumas pessoas, o que abre o precedente para algumas marcas oferecerem experiências pensando nisso.

Pensamento

Pensamento é o tipo de experiência que funciona para marcas que gostam de sair da zona de conforto. Marcas inovadoras e que apoiam questões que podem ser inclusive polêmicas investem neste tipo de marketing, que normalmente geram um engajamento maior por conta disso.

Ação

As ações são interessantes para marcas que desejam criar um senso de mobilização por parte do seu público. Funciona, mas é preciso levar em conta que basicamente estamos falando de campanhas temporárias, criadas para determinados períodos, como datas comemorativas ou especiais.

Investindo no Marketing de Experiência

Ficou difícil escolher qual tipo de marketing de experiência é o ideal para a sua marca? Isso pode acontecer, mas apenas se não entende de verdade o seu público.

Seja como for, sua marca pode investir em mais um tipo de experiência ao mesmo tempo. Trabalhar com duas linhas de frente pode ser uma ótima estratégia, pois aumenta suas chances de impactar positivamente e inclusive descobrir o que funciona para o seu empreendimento.

Uma boa dica de planejamento é investir em ações digitais, como publicações em redes sociais; e em ações tradicionais, com experiências físicas. Ao integrar online com offline consegue perceber o que é ideal para o seu empreendimento, chegando a um ponto de equilíbrio para oferecer o melhor em marketing de experiência.

Inspiração Para Fazer o Seu Marketing de Experiência

Para que você ganhe inspiração, confira o que algumas marcas nos vendem através de suas estratégias de marketing.

  • Airbnb: baixo custo, conforto e segurança.
  • Apple: design, status e tecnologia.
  • Coca-Cola: felicidade, história e momentos.
  • Starbucks: experiência, serviço e workspace.
  • Uber: conforto, rapidez e segurança.

Concorda com as características de nossa lista de inspiração? Gostaria acrescentar ou remover algo? Se quiser, deixe um comentário e compartilhe sua opinião com outros leitores que estejam interessados em mais informações sobre Marketing de Experiência.

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