Como Criar um Blog (do Zero ao Lançamento)

Como Criar um Blog

A tarefa de criar um blog está longe de ser considerada uma novidade, mas ainda existem muitos empreendedores que ficam completamente perdidos no momento de executar o projeto de um blog novo. E foi justamente por isso que produzimos este conteúdo. Então se a sua intenção é criar um blog, seja pessoal ou empresarial, confira os passos a serem feitos.

Faça o Planejamento

Talvez o principal erro de quem vai desenvolver um projeto como o de um blog é não ter um planejamento; e simplesmente não sabe o que possui e principalmente o que precisa para ter sucesso. No planejamento são listadas as principais informações de um projeto como público, concorrentes, linha editorial, como atrair clientes e muito mais. Daí a importância de produzir esta documentação.

Registro do Domínio e Contratação da Hospedagem

É comum que o registro do domínio seja feito antes do planejamento e nem sempre isso é bom, pois pode descobrir que o nome registrado não é dos mais interessantes para suas intenções. Enfim, deve fazer o registro do melhor nome possível para o seu projeto.

E será necessário ter uma hospedagem, onde ficarão os arquivos de seu blog. A dica é procurar por uma hospedagem que ofereça o registro de domínio grátis, pois resolve as duas questões de uma vez.

Como Criar um Blog

Checklist de Lançamento do Blog

Para aqueles que nunca publicaram um blog, saibam que existem mais de 100 itens a serem verificados desde o escopo até a publicação. Por isso é muito interessante que tenha um checklist para lançamento de blogs. Com certeza irá poupar tempo e até dores de cabeça por fazer tudo conforme o checklist.

WordPress: O CMS Ideal Para Blogs

WordPress é indiscutivelmente a melhor plataforma para publicação de blogs, especialmente pelas funcionalidades que podem ser adicionadas; os chamados plugins, que facilitam bem a vida do blogueiro. Para conhecer melhor a ferramenta, confira um Guia de WordPress, com as informações iniciais sobre o seu funcionamento.

Dificilmente sua hospedagem não será compatível com o WordPress. De qualquer forma, confira com o serviço contratado sobre os detalhes e suporte.

Definindo a Arquitetura de Navegação

Uma dica útil para quem nunca tenha pensado ou executado este tipo de tarefa é a de definir quais serão as categorias ou seções de seu blog. Liste os assuntos e até mesmo os tópicos sobre os quais irá fazer publicações, pois já ajuda bastante a definir qual será a estrutura de seu blog.

Por acaso você já acessou o mapa de algum site? Pois é, basicamente é isto que irá fazer, ao definir qual será a arquitetura de navegação do seu blog.

Produção de Conteúdos

Para muitos é considerada a parte mais importante, já que o conteúdo é o que atrai e conquista sua audiência, fazendo com que tenha sucesso. É fundamental fazer uma organização com um calendário de publicações, além do planejamento com o estilo das pautas a serem produzidas.

Questões Técnicas

Vivemos na era da mobilidade, então é preciso que seu blog tenha um ótimo desempenho em dispositivos móveis, com todas as informações sendo apresentadas de modo otimizado em celulares e tablets.

É importante lembrar que as questões técnicas de um site são avaliadas e contam entre os fatores de ranqueamento nas ferramentas de busca na internet. Portanto, o seu blog precisa estar otimizado.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO ou Otimização de Sites é um conjunto de fatores que vão deixar o seu blog mais amigável para os buscadores, como o Google. Procure informações e tente aprender ao máximo sobre SEO, pois vai inclusive lhe ajudar a gerar tráfego para o seu blog.

Vale mencionar que existem ferramentas gratuitas e pode começar por elas para fazer um checkup de seu blog, verificando quais os pontos que estão Ok e os que precisam ser melhorados.

Aumente Seu Alcance Com as Redes Sociais

Quem consegue viver sem utilizar as redes sociais diariamente, não é mesmo? Criar perfis e páginas para serem seguidos é simples. A questão é manter os mesmos ativos, com publicações regulares e constantes. Então vale a pena dedicar algum tempo para desenvolver uma estratégia de mídias sociais.

Publicando Seu Blog

Para reforçar a utilidade de checklists em projetos, confira quais os pontos listados nesta publicação e que você deve seguir para publicar o seu blog.

  • Planejamento
  • Domínio e Hospedagem
  • Checklist de Lançamento
  • WordPress
  • Navegação
  • Conteúdos
  • Questões Técnicas
  • SEO
  • Redes Sociais

Enviando Seu Blog Para o Google

Após publicar o seu blog, faça o cadastro da sua url no Google. Isto garante uma série de vantagens, como monitorar o desempenho do mesmo nas pesquisas e as questões técnicas, como o tempo de carregamento. O processo é bem simples e basta seguir as opções do Google Search Console.

Faça o mesmo processo de cadastro em outros buscadores que conheça e que possuam ferramentas para webmasters.

Divulgando e Compartilhando o Seu Blog

Uma opção gratuita para divulgação de seu blog é fazer o cadastro em ferramentas de compartilhamento e diretórios de blogs.

Por fim, sempre que realizar publicações aproveite para divulgar ao máximo, compartilhando inclusive com as suas conexões, desde que seja relevante para eles.

Acompanhe o Tráfego

Para ter sucesso é preciso mensurar e analisar todas as métricas que envolvem o tráfego do seu blog. E a melhor ferramenta para esta tarefa é o Google Analytics. Não deixe de criar uma conta e configurar para que todas as visitas do seu blog sejam registradas.

Por acaso possui alguma experiência publicando blogs? Deixe um comentário e compartilhe com outros leitores do BHUM.

5/5 - (1 reviews)

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.