Como Ter um Perfil Profissional Nas Redes Sociais

Como Ter um Perfil Profissional Nas Redes Sociais

Por acaso você sabia que pessoas que possuem perfil nas principais redes sociais têm mais chances de serem chamadas para uma entrevista de emprego?

É isso mesmo, vale a pena organizar os seus perfis sociais, principalmente se estiver desempregado. Mas não basta apenas ter um perfil, deve aproveitar e destacar as suas principais características profissionais.

No caso de nunca ter pensado nisso, ou simplesmente não souber como organizar seus perfis nas redes sociais, confira algumas dicas para aumentar suas chances no mercado profissional.

O Que um Entrevistador Procura?

Para melhorar os seus perfis é interessante pensar como um profissional de RH, responsável pelas entrevistas e contratações para empresas.

Como num processo com vários potenciais candidatos o entrevistador não quer perder tempo, ele dará prioridade àqueles que souberam mostrar suas principais características logo de cara.

Para melhorar o seu perfil, imagine que você tem dois minutos para chamar a atenção de alguém, como faria isso?

Respondendo à pergunta acima, organize as suas informações profissionais, incluindo principalmente os seus diferenciais pessoais. Por exemplo, cursos e certificações podem fazer diferença, valorizando o seu perfil.

Como Ter um Perfil Profissional Nas Redes Sociais

Criando um Perfil Profissional Nas Redes Sociais

Confira algumas dicas úteis e até mesmo essenciais para destacar as informações mais importantes de seu perfil.

Foto de Perfil

Como esta é a primeira informação que irão checar, utilize fotos de qualidade e se possível profissionais, produzidas por algum fotógrafo ou empresa especializada. Não é necessário e pode evitar de utilizar a mesma foto em todos os seus perfis, até porque as redes sociais têm objetivos diferentes.

Nas redes sociais que oferecem a opção de incluir uma imagem de capa, como Facebook e Twitter, você pode investir na criatividade e utilizar algo que faça referência à sua profissão; lembrando que pode recorrer aos bancos de imagens na internet para encontrar capas criativas.

Biografia ou Sobre

Para destacar as suas informações pessoais crie um pequeno texto de apresentação que seja simples, claro e com informações relevantes sobre você, principalmente seus interesses profissionais.

Informações de contato como telefone e e-mail; além de sua localização com a cidade onde você mora, são essenciais e devem estar sempre atualizadas.

Postagens

Como o objetivo é ter um perfil profissional, é recomendado evitar publicações que envolvam temas que podem ser inclusive polêmicos, como futebol, religião e política; principalmente porque quem estiver avaliando seu perfil irá checar sua capacidade de se relacionar com outras pessoas.

O engajamento em suas publicações pode ser positivo para você, mostrando que é uma pessoa interessante ou até mesmo carismática, portanto é recomendado que selecione e publique conteúdos de qualidade.

Para aquelas pessoas que têm dificuldades sobre o que publicar, uma dica é seguir fontes relevantes da sua área profissional, além de participar de grupos relacionados. Vale mencionar que ser ativo nas redes sociais e compartilhar estes interesses com certeza fará você se destacar e até ganhar seguidores.

Perfil no LinkedIn

Estamos falando de carreira, empregos e alguns assuntos relacionados; portanto não poderíamos deixar de citar o LinkedIn, a principal rede social profissional, sendo seu principal objetivo promover o networking entre as suas conexões.

É fundamental que você tenha um perfil no LinkedIn, especialmente porque são publicadas vagas de emprego diariamente na rede social. Daí consegue não apenas estar disponível, mas também visualizar e saber quais as tendências do mercado de trabalho.

Para finalizar deixamos a dica de saber quando e como utilizar as redes sociais no ambiente de trabalho, para melhorar ainda mais a sua imagem profissional.

Por acaso já conseguiu emprego depois de uma publicação em alguma rede social? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outros leitores do BHUM.

5/5 - (1 reviews)

Publicações Relacionadas

GRUNGE: Artes Para Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.