Nem todo motorista sabe por que o sistema de freios ABS é melhor do que o sistema de freios a disco convencional. Principalmente porque ainda é minoria entre os veículos no Brasil.
Já publicamos sobre rodas de carros e da mesma maneira vamos ser práticos, não abrangendo questões técnicas e de funcionamento dos freios. Ou seja, vamos apenas ilustrar os motivos dos freios ABS serem mais valorizados do que os outros tipos de freios.
Quais os Tipos de Freios?
Existem três tipos de freios, sendo que um é basicamente a evolução de outro modelo anterior, por questões tecnológicas principalmente.
Freio a Tambor
Os freios a tambor já praticamente caíram em desuso, sendo encontrado apenas em modelos de carros mais antigos, que utilizam tambores e sapatas de freio, além do sistema hidráulico do carro.
Entre os contras em relação ao freio a tambor podemos citar o maior acúmulo de sujeira e de água, que depreciam o sistema de freios e até mesmo o veículo; e também o fato de demandarem um custo de manutenção mais alto.
Freio a Disco
Os freios a disco são os mais populares; principalmente por terem um custo de manutenção mais em conta e ainda oferecer uma série de benefícios, como uma grande durabilidade e segurança.
Principalmente por ser um sistema de freios aberto, o freio a disco conta com algumas funcionalidades interessantes como uma frenagem com maior atrito, em relação ao modelo de tambor.
Freio ABS
O sistema de freios ABS (do inglês: Anti-lock Braking System ou Sistema de Freio Antitravamento) é mais seguro por não travar as rodas do veículo durante a freada. Isto reduz bastante a possibilidade do veículo derrapar. Consequentemente aumenta as chances de o motorista evitar uma colisão.
Este sistema não é exclusividade dos carros e existem alguns modelos de motos, normalmente mais robustas, que contam com freios ABS.
Diferenças Entre os Freios ABS e os Freios Convencionais
Todos os tipos de freio utilizam os mesmos componentes básicos, como discos, pinças e pastilhas de freio. O que diferencia os freios ABS dos freios convencionais é a inclusão de componentes eletroeletrônicos, além de sensores que aumentam o controle nas frenagens.
Por conta da tecnologia utilizada, num sistema de freios ABS a aderência dos pneus é maior, o que aumenta a segurança em curvas ou situações de emergência, que demandam de freadas rápidas. Sem contar que sensores checam a velocidade do veículo umas 20 vezes por segundo. Ou seja, os freios ABS oferecem uma segurança muito maior para o condutor.
Como é de se imaginar, esta segurança proporcionada pelos freios ABS irá valorizar o veículo e também terá um custo maior no momento de realizar manutenções no sistema de freios.
Nota importante é que a segurança na hora de dirigir começa pelo motorista e sua capacidade para prever e evitar acidentes. Portanto, seja dirigindo o seu carro ou pilotando a sua moto, seja um condutor consciente.
Deu para entender as diferenças entre os freios ABS e os freios convencionais? Tomara que sim, mas se quiser pode deixar um comentário com a sua dúvida.