Guia de Manutenção Preventiva em Veículos

Guia de Manutenção Preventiva em Veículos

O principal objetivo da manutenção preventiva em veículos é evitar acidentes e por isso é tão importante. E existem alguns itens que são vitais e que o proprietário deve estar sempre verificando para saber se estão funcionando corretamente e não apresentam algum tipo de risco.

No início é recomendado fazer um pequeno checklist, mas depois acostuma e confere todos os itens naturalmente.

Neste pequeno guia a ideia é ser prático, por isso somente citamos os itens. Demais detalhes sobre manutenção e manuseio de cada um devem ser verificados em separado.

Não corra riscos ou passe por situações desagradáveis. Confira os principais itens numa manutenção preventiva em veículos.

Guia de Manutenção Preventiva em Veículos

Manutenções Preventivas em Veículos

Água: o objetivo é resfriar o motor e por isso deve estar sempre conferindo para saber se o nível está Ok e não está secando muito rápido.

Óleo e Filtro de Óleo: responsáveis pela lubrificação, verifique o nível e faça trocas conforme recomendação do fabricante.

Pneus e Estepe: ter um pneu gasto pode gerar uma série de prejuízos, então confira o estado dos mesmos, incluindo o do estepe.

Freios: para começar deve trocar o fluído pelo menos uma vez por ano. Fique atento a desgastes e possíveis falhas.

Embreagem: para um bom funcionamento a embreagem não pode estar gasta. Preste atenção nas patinagens para evitar problemas.

Sinalização: lâmpadas e todos os sinalizadores luminosos devem estar em perfeito estado.

Filtro de Combustível, Filtro de Ar e Correias: todos estes itens devem ser trocados na data adequada e recomendada.

Suspensão e Velas: pelo menos uma vez por ano verifique estes itens. No caso das velas é importante trocar no menor sinal de desgaste.

Bateria: existem dicas para uma bateria durar mais. De qualquer forma, deve estar sempre conferindo seu desempenho e funcionamento.

Sistema de Direção: um carro desalinhado é um prejuízo certo. No primeiro sinal de problema com a direção, leve o carro para conferir e realizar o alinhamento.

Cintos, Extintores e Equipamentos Obrigatórios: se estamos falando de evitar riscos de acidentes, os itens de segurança não podem ficar de fora desta lista e você deve conferir sempre.

Fazendo Manutenções Preventivas

Este guia foi elaborado com base em carros, mas não quer dizer que possa ser utilizado por motociclistas, pois alguns itens se repetem ou seguem o mesmo princípio.

O importante é que independente de qual seja o seu veículo sempre faça a manutenção preventiva. Principalmente porque não custa nada e algumas manutenções você mesmo pode fazer.

O que achou das dicas para realizar uma manutenção preventiva? Nunca é demais reforçar como estes itens são a saúde de seu veículo e precisam estar em ótimas condições para rodar.

5/5 - (1 reviews)

Talvez Você Goste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *