Os capacetes são itens de segurança obrigatórios para motociclistas, sejam condutores ou passageiros, e isto não acontece por acaso. Além das questões de segurança, como proteger a cabeça em caso de quedas, ainda ajudam pilotos a protegerem os olhos da chuva e do frio.
Como muitos adquirem o seu capacete ainda na moto-escola e sem qualquer experiência ou costume de pilotar, resolvemos criar um pequeno guia para que saiba como escolher o melhor tipo de capacete para o seu estilo.
Para decidir qual o melhor capacete para você, não deve pensar apenas na prevenção de danos ou lesões, mas sim no conforto e necessidades que irá ter. Claro que seu estilo pode ser um fator, mas outros pontos acabam sendo mais importantes.
Modelos de Capacetes
Fechado: este é o tipo mais comum e utilizado de capacete.
Aberto: não necessariamente o mais simples, mas aquele que conta apenas com a viseira para proteger a boca.
Cross: adaptado para pilotos de cross, este modelo geralmente não conta com viseira, que é substituída por óculos.
Escamoteável: também é chamado de articulado. Seu diferencial é funcionar como “dois em um” que pode ser usado aberto (nas cidades ou áreas urbanas) ou fechado (nas estradas). Seu objetivo é oferecer opções e a possibilidade de conforto no mesmo capacete.
Street: este é um pouco mais difícil de reconhecer ou definir, uma vez que pode ser aberto, fechado, além de ser com ou sem viseira. Enfim, ele pode contar com uma ou várias das características dos outros modelos; mas resumidamente podemos dizer que são capacetes esportivos, que são adequados para rodar na cidade ou mesmo para praticar algum tipo de motosport.
Super Capacetes
Aqueles que sonham em pilotar uma moto esportiva já devem saber que os capacetes para estes modelos são especiais e preparados para corridas em alta velocidade.
Quesitos de aerodinâmica e segurança são reforçados nesses modelos que acabam custando bem mais do que a média dos capacetes normais. Porém, se você já investiu numa moto esportiva, não faz sentido economizar no momento de escolher o capacete, não é mesmo?
Capacetes Para Longas Distâncias
Quem for utilizar sua moto para longas viagens e pilotar por horas deve optar por modelos em fibra de carbono, pois possuem maior resistência e são mais leves.
Também confira a aerodinâmica e confira se o capacete favorece à ventilação. Aliás, para evitar embaços na viseira o capacete deve ter capacidade de ventilar ou arejar por dentro, o que renova o ar.
Tamanho do Capacete
O capacete deve ficar justo e confortável na cabeça do piloto, sendo que bochechas e couro cabeludo devem encostar no forro. Portanto, se conseguir girar o mesmo para os lados é porque deve selecionar um número menor.
Não se preocupe se não houver folga quando você colocar o capacete, pois com o tempo o mesmo irá ceder um pouco.
Confira a tabela com os tamanhos, meça a circunferência de sua cabeça e saiba qual o modelo indicado para você.
- XS: 53-54
- S: 55-56
- M: 57-58
- L: 59-60
- XL: 61-62
- XXL: 63-64
Definindo o Seu Capacete
Ao experimentar seu capacete verifique se o mesmo permite uma visão ampla, inclusive periférica.
Só compre se o capacete tiver a certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Prefira capacetes em que o forro seja em material antialérgico e antibacteriano, e que possam ser removidos para lavagem.
Capacetes em cores brilhantes são mais visíveis, então escolha uma cor com mais destaque para que você fique mais visível para outros condutores.
Como se trata de uma questão de segurança, é bom não optar por outras opções, por mais que ache mais bonito ou ao seu estilo.
Nunca é demais lembrar que estamos falando de segurança e proteção da vida, algo que não se deve economizar de maneira alguma.
É isso; agora é com você a tarefa de escolher e comprar um capacete que seja de acordo com as características necessárias para a sua segurança e seu conforto.