O melhor momento para fazer o seguro de um veículo é quando você o adquire, pois o mesmo estará protegido contra adversidades desde o início, não é mesmo?
Mas sabemos que nem sempre você terá crédito para o financiamento e ainda contratar o seguro do veículo logo de cara, e precisa aguardar algum tempo até conseguir um fôlego nas finanças.
Em situações deste tipo, será que existe uma época em que será mais interessante fazer o seguro de veículo?
Bem, vamos conferir algumas dicas que podem lhe ajudar a decidir sobre o melhor momento para você contratar um seguro para proteção de seu carro ou de sua moto.
Faça Seguro de Acordo Com a Época do Ano
Uma dica bacana para saber qual o melhor momento para contratar o seguro de seu veículo é dividir o ano em trimestres e unir conforme abaixo.
4º e 1º Trimestre
Fazer seguro de seu veículo no final ou início do ano pode ser uma opção a se avaliar.
No final de ano (ou último trimestre) normalmente contamos com o 13º salário e outros bônus, mas é sempre bom lembrar que em breve precisará pagar o IPVA, DPVAT e outras taxas obrigatórias.
Já no início do ano (primeiro trimestre) existe a possibilidade de ter despesas com matrícula de escola ou faculdade, que ainda pode incluir o material para estudos.
2º e 3º Trimestre
O período entre abril e setembro com certeza é a melhor época para fazer o seguro de seu veículo, pois provavelmente estará livre de despesas do início do ano, material escolar, viagem de carnaval, entre outras coisas.
Para muitos esta é inclusive a melhor época para financiar um carro seminovo ou comprar uma moto usada, uma vez que (na teoria) os impostos já devem estar todos pagos.
Posso Deixar Meu Veículo Sem Seguro?
A resposta para esta pergunta depende da situação de cada um. Se acreditar que está correndo risco por deixar o veículo sem cobertura vale a pena apertar um pouco o orçamento, adiar aquela viagem ou até mesmo usar o dinheiro das suas férias para ficar tranquilo.
No caso de estar usando pouco o seu veículo e se a possibilidade de perda ou roubo for baixa, pode ser o caso de aguardar. Inclusive, muitos que se encaixam neste tipo de situação acabam optando por antecipar as prestações do financiamento e conseguir fazer a quitação do veículo antes do previsto, deixando para contratar o seguro posteriormente.
O principal é analisar sua situação, mas qualquer que seja o seu caso tente sempre fazer seguro de seu veículo. É como dizem: “É melhor ter o seguro e não precisar do que não ter e precisar!”.
Possui experiência com cotação de seguros? Se quiser, conte para outros leitores sobre sua experiência, deixando o seu comentário.