Pois é, foi se o tempo que para ter sucesso uma barbearia precisava apenas ter um bom preço e cadeiras confortáveis. Atualmente, principalmente com a concorrência, sua barbearia precisa seguir alguns passos para ser considerado um empreendimento de sucesso. Então, se estiver tendo dificuldades e precisando melhorar a qualidade de seu marketing, confira as dicas desta publicação.
Capriche Nos Uniformes
Acompanhando sua identidade visual, é bastante interessante ter um uniforme atrativo e que faça inclusive com que sua barbearia seja lembrada. Vale a pena gastar um pouco mais de tempo e investir em uniformes de qualidade.
Ofereça Serviços Agregados
No caso a ideia é ir além, podendo chegar ao ponto de oferecer consultorias e outros serviços que normalmente não são prestados numa barbearia. Outra opção interessante é desenvolver parcerias e oferecer bônus e outras premiações para seus clientes.
Invista em Produtos de Cuidados Pessoais
Que seja um gel, mas você deve se sentir intimado a sempre oferecer algo a mais para seus clientes, além do corte e barba. Principalmente porque essa é uma excelente maneira de conseguir aumentar o seu ticket médio.
Crie um Ambiente Agradável
Nos últimos anos, principalmente com a concorrência e a moda das barbearias, encontramos empreendimentos realmente grandiosos, apresentando uma série de itens ou atrativos que os diferenciam das tradicionais barbearias de bairro.
Seja como for, é fundamental criar um ambiente agradável, com sonorização, climatização e outros itens que ofereçam conforto aos seus clientes.
Tenha um Programa de Fidelidade
Aquele cartão de fidelidade é simples de fazer; mas para se destacar é importante ser criativo. Pode ter classes para seus clientes (como Bronze, Prata ou Ouro). Ou então pode oferecer premiações (ou sorteios) conforme o mês ou época do ano. Enfim, vale a pena dedicar um tempo para estudar ideias de como atrair, conquistar e fidelizar seus clientes.
Sempre Ofereça Diferenciais
Falamos de um ambiente agradável, mas pode-se pensar em maneiras de oferecer ainda mais, como oferecer wi-fi e outros serviços gratuitamente. Aqui vale aquela pesquisa de mercado para saber quais podem ser os seus diferenciais em relação aos seus concorrentes.
Invista em Mídias Sociais
Quem fica sem acessar as redes sociais hoje em dia, não é mesmo? É praticamente impossível ficar, algumas horas que seja, sem acessar o seu perfil. Aliás, seus perfis nas redes sociais são na verdade um verdadeiro canal de atendimento e vendas e o empreendedor precisa levar isso de maneira mais séria.
Justamente por esses fatores que o empreendedor deve investir o máximo possível para promover sua barbearia nas redes sociais. Começando pelo Instagram e Tik Tok, desenvolva um planejamento com boas estratégias para atrair e fidelizar clientes utilizando as mídias sociais.
Bônus: Pós Venda
Esse é um dos principais erros entre os empreendedores. Não investir em pós-venda é perder uma grande oportunidade de realizar seu marketing de maneira produtiva e inclusive mais barata, já que um empreendimento gasta menos para fidelizar do que atrair novos clientes.
Confira algumas dicas para aplicar nas suas estratégias de pós-venda.
- Encante: ofereça mais do que seus clientes estão esperando.
- Conecte-se: as redes sociais são a melhor maneira de interagir com seus clientes.
- Ouça: para agradar é preciso saber o que desejam. Então sempre procure maneiras de ouvir sua clientela.
- Tenha novidades: além de novos serviços pode investir em novas técnicas e práticas para agregar mais valor à sua barbearia.
- Seja lembrado: no caso pode ir além de sua barbearia, investindo em workshops e patrocinando eventos relacionados às barbearias.
Já aplica todas as dicas que listamos? Se quiser, pode deixar um comentário e compartilhar sua experiência com outros empreendedores que estejam interessados em manter uma barbearia de sucesso.