Alguns barbeiros se consideram verdadeiros designers pela criatividade em criar cortes e barbeados diferentes ou exóticos. Mas a intenção aqui não é necessariamente ensinar que você crie sua logo, mas que pelo menos tenha uma noção melhor no momento de instruir quem for o responsável pela criação da arte.
Então confira as dicas que selecionamos no momento em que for iniciar o trabalho de criação da logo para o seu empreendimento.
Faça um Benchmarking
Comece estudando concorrentes ou outros profissionais que atuam no seu mercado ou segmento. Porém, com o cuidado de listar os destaques, mas sem a intenção de copiar!
Quando fizer esse trabalho não se limite conferindo apenas a logo. Faça uma rápida análise de todos os materiais visuais, como site e publicações nas redes sociais.
Saiba Quais São as Respostas
Em resumo é: qual a mensagem que você deseja passar? Pode ser algo mais refinado. Ou então algo mais simples e objetivo. De repente mais pessoal, como sua experiência profissional.
Quando sabe a resposta pode chegar à conclusão de que menos pode ser mais, por exemplo. Enfim, o importante é sua logo claramente representar seu empreendimento.
Explore Fontes Mais Criativas
De repente nunca se atentou, mas uma fonte pode mudar toda a mensagem por trás de uma logo. E com isso acaba se tornando algo fundamental no processo de criação das suas artes.
Quando pensa em criatividade, pode concluir e resolver utilizar as fontes chamadas handwriting, que são basicamente “fontes desenhadas a mão”, por exemplo.
Estude a Psicologia Das Cores
Normalmente cada segmento segue determinado conjunto de cores; e alguns nichos, como o das barbearias, inclusive seguem influências estrangeiras.
Mas talvez a grande questão da psicologia das cores seja o fato de seguirem uma lógica, por assim dizer. Nada é feito de modo aleatório. Ou seja, o modo como tudo se encaixa segue uma razão ou fundamento por trás.
Pode ter certeza de que não é por acaso que normalmente a logo num site fica no canto superior esquerdo.
Bem, seja como for, não se esqueça do preto e branco, pois pode ser útil em diversas situações.
Crie Toda Identidade Visual da Sua Marca
Não é apenas para criação de placas e cartões de visita que sua logo será necessária. É fundamental pensar em todas as possibilidades de uso da sua marca, incluindo uniformes e até mesmo envelopes.
Um erro bastante comum em profissionais de Comunicação Visual é não pensar na Web ou simplesmente que aquela logo pode ser utilizada na criação de um site. Pensam muito no offline, como panfletos e plotagens, e se esquecem de todas as possibilidades.
Para finalizar, lembre-se: a identidade visual é sua. Não adianta ter todo esse trabalho e depois simplesmente perder seus arquivos de identidade visual. Este já é um erro dos empreendedores, que não se atentam de que suas artes são um ativo muito importante do seu negócio.